quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Zilda Arns. Perdi!

Como sabemos, nossa Ilustre Zilda Arns morreu há uma semana no Haiti.

Como podemos ver, o Ditados é bem medíocre em questão de tecnologia, foi feito quando eu estava aprendendo a lidar com linguagem de programação, foi o meu primeiro site.

Não obstante ser simples do ponto de vista de tecnologia, ele foi construído com tecnicas avançadas de publicidade. O Ditados aparece como primeiro resultado no Google se você pesquisar pelas palavras e termos que eu dei maior destaque no site.

No entanto, hoje eu percebi que falhei com a responsabilidade assumida com a minha colocação de consultor experiente (dou consultoria para o Cifras.com.br e há várias ferramentas no site desenvolvidas a partir de conversas entre o dono do site e eu), uma vez que quando se procura por frases de Zilda Arns no Google, o primeiro site que aparece é o meu. No entanto, até ontem, eu tinha apenas e exatamente as duas frases que a Wikiquote tinha dessa grande mulher e candidata à canonização nos próximos anos.

Que decepção para as centenas de pessoas que entraram no meu site e não viram nada de novo. Pois bem. Isso vai mudar hoje.

Até a hora do almoço vou colocar bastante frases de Zilda Arns, não copiadas do Pensador, Citador, Wikiquote, uma vez que já temos mais material que eles, mas retiradas de entrevistas, videos e palestras de Zilda Arns.

Esse site vai usar de sua influência e retirar de textos, frases isoladas e cheias de força, como era forte aquela mulher, elevando-as à categoria de quotations de Zilda Arns.

Se você quiser mais frases de Zilda Arns, entre hoje à tarde, prometo que a decepção não se repetirá e lamento muito ter perdido esse inside, de valorizar essa santa médica.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Pequenos reparos no bolg

O site Ditados vai muito bem, obrigado! Vamos recuperando o tempo perdido e deixando a craise norteamericana apenas como uma lembrança. Mas e o blog? Vai ficar entregue à própria sorte? Não né? Meti a mão na massa aqui também.

Não foi tão simples quanto parece: Coloquei as imagens e não se assentaram bem sobre o fundo cinza-claro, coloquei tudo branco e a cor "branca" na leitura do dia (hoje está verde, dia 21 vai ficar vermelha...) não vai aparecer em fundo branco.

Pensei cá comigo: Sou um webmaster ou um saco de batatas? Abri o html da página e mandei código html pra cima. Tirei bordas, mudei cores à unha, alterei e personalizei padrões e ficou do jeito que eu quero.

Próximo passo vai ser colocar um leve degradê nesse fundo cinza do lado direito, fazer um sistema mais amigável de marcadores, uma vez que quem quiser apenas as widgets vai ter que pesquisar em todas as atualizações.

Pensando nisso eu vou colocar marcadores para as widgets e marcadores para as atualizações na base de dados para quem quiser baixá-las, enfim, colocar mais ítens a serem clicados aí do lado direito.

Teve um usuário que falou que o blog tava muito sério. Pronto, mudei. Está um carnaval agora. Aproveitando que neste ano vai ser bem no início de fevereiro :-).

E você? Tem alguma dica de serviço para o site, de mudificação no blog ou no site mesmo. Aproveite que baixou o Sivirino aqui, peguei a minha caixa de ferramentas e estou APENAS começando com os reparos.

Papo estatístico

Há muito e muito tempo atrás, quando eu ainda dependia do site Ditados para pagar as minhas contas, todo mês, eu tinha uma média de visitas suficientes. Meu site era um sucesso e pessoas do Brasil e de Portugal procuravam lá frases, pensamentos, além de interagirem com o site, uma vez que temos essa abertura, de os usuários deixarem suas frases de autoria própria, comentar as frases dos grandes pensadores e coisa do tipo.

No entanto, depois de muito tempo sem apresentar novidades significativas, o site deu uma queda de quase 30% no volume de visitas e a renda com os anúncios caíram mais de 50%.

Com o passar dos meses, atualizando sempre e colocando novos serviços, o que era 28%, passou a 26%, 20% e hoje estamos em 17,53%% menos visitas que há dois anos.

Não é um resultado que se possa comemorar, o fato de hoje termos quase 18% menos visitas, mas se levarmos em conta que há 1 mês atrás esses números estavam em quase 30%, realmente há frutos de investimentos em novas tecnologias e em novos serviços sendo colhidos.

Como essa alta não é um fato isolado, mas uma tendência, dentro de pouco tempo estaremos ocupando o mesmo lugar que há dois anos, sendo citados na blogosfera como fonte confiável e tendo nossos serviços repercutindo por vários outros sites.

Por falar nisso, temos que agradecer aos que colocaram links para o Ditados, isso engrandece o nosso site e faz com que ele ganhe relevância nos principais metasearchs.

No Google aparecem apenas 42 referências de páginas web com links para o ditados, no entanto há dezenas de sites com o sistema de frase do dia e sites como passaros.com, blog do Fernando Regio, Forum Marvão, o blog Linkideia, só para citar alguns, que possuem links para o Ditados e não estão listados na busca link:www.ditados.com.br do Google.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Base de dados terminada ontem

Prontíssima a base de dados com a bíblia online full, com todos os recursos descritos na minha postagem anterior. Baixe aqui neste link.

Copie, divulgue, mostre para os seus amigos, principalmente que se interesse por assuntos de bases de dados e programação web e desktop.

O link postado contem um diretório compactado no formato rar com todas as tabelas no formato CSV, cada uma em um arquivo separado.

Caso ache mais prático, temos um arquivo ainda menor, com a base de dados no formato mdb. A diferença é que quando descompactar o arquivo vai ficar com 21Mb.

Para baixar a base de dados no formato mdb clique aqui.

Só pediria que fossem, em todo caso, mantidos os créditos, pois, mesmo que você distribua ou utilize para fazer aplicativos, essa base de dados, sem os devidos créditos, qualquer um pode procurar aqui e ver que se trata da mesma base de dados, até porque eu deixei algumas pistas espalhadas pelas tabelas que identificam a base de dados como sendo a minha.

Dessa forma, manter os créditos não é para assegurar que eu seja reconhecido como idealizador do projeto, mas para dar mais credibilidade e seriedade ao SEU trabalho.

Atualizei os links na página de busca do site, inserindo os novos links. No entanto, caso você encontre algum link para as bases de dados antigas, eles ainda estão funcionando e ficam como opção para quem queira uma base de dados mais enxuta, apenas com os recursos necessários e mais elementares.

Próxima atitude será organizar a tabela de dados do "Santo do Dia", daí sim, esses links aqui deste poste serão inutilizados e no lugar deles serão colocados links para as bases de dados com as devidas correções.

Não espere eu acertar isso para baixar, porque isso não é como um livro que se publica. Eu vou ficar o resto da minha vida corrigindo esse "rascunho" e fazendo atualizações.

Por exemplo, depois de corrigir a tabela do Santo do Dia, vou atualizar a liturgia até janeiro do ano que vem. Depois disso, aos poucos, conforme os meses forem passando vou inserindo mais meses do ano que vem. Por exemplo, chegando fevereiro de 2010, vou inserir o mes de janeiro de 2011, chegando março de 2010, vou inserir o mes de fevereiro de 2011... E por aí vai, tendo sempre uma base de dados atualizada pelos próximos 11 ou 12 mêses.

Evidente, que depois de corrigir isso eu terei que passar toda a base de dados para o novo acordo ortográfico, o que será trabalhoso e gerará direitos reprográficos meus sobre essa base de dados, dos quais abrirei mão.

Baixem essas bases de dados e depois digam o que vocês acharam, claro, que sempre fazendo a ressalva de que é um trabalho em constante atualização.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Terminei - Agora vai.

Então, terminei. A base de dados com a bíblia online, todo o texto, leitura do dia, santo de cada dia... tem coisa a dar com um pau.

Para quem quiser baixar a base de dados, espera um pouco, mas é só um pouco mesmo, porque amanhã (falta 9min para meia-noite) eu vou exportar todas as bases de dados para o formato CSV e disponibilizar para download. Eu tenho o MySQL Server no meu computador, vou tentar ja exportar os CSVs para MySQL e deixar disponível para download. também.

Xo vê aqui, fazer um pequeno inventário do que tem na base de dados:

  • Tabela classe: com as Classificações dos livros (APOCALÍPSE, ATOS, EPÍSTOLAS CATÓLICAS, EPÍSTOLAS DE SÃO PAULO, EVANGELHO, HEBREUS, HISTÓRICO, PENTATEUCO, PROFETAS MAIORES, PROFETAS MENORES, SAPIENSIAL)
  • Tabela Créditos que tem, literalmente, esse conteúdo
  • Tabela Estola - que na verdade é a cor que representa aquele dia, pode ser verde (tempo comum) vermelho (mártires) branco (santos, ofícios festivos...) e roxa (tempo de advento)
  • Tabela eventos - cadastrei 58 eventos mais interessantes e os fui distribuindo na liturgia diária conforme o calendário litúrgico
  • Tabela leituras - é onde eu inseri a liturgia diária através de uma referência numérica facinha de entender com diversas informações sobre cada dia. Tem 1021 registros porque cada leitura numa linha e há várias leituras que ocupam mais de uma linha, algumas ocupando 4 linhas, foi pauleira fazer isso.
  • Tabela livros - legal minha modelagem de dados aí. Coloquei uma referência numérica (de 0 a 72. começa no zero, por isso que apocalipse é 72 e não 73), com a abreviatura, a qual testamento, a qual classe de livro, pertence, qual o nome curto, gênero, para eu poder me referir de maneira correta "leitura do livro de...", "leitura da Epístola..." e o nome comprido. No Cântico dos Cânticos, pode editar e escrever Cantares no nome curto, se preferir, ou Cantares de Salomão no comprido... fique à vontade. Estou disponibilizando a base de dados para isso mesmo.
  • Tabela santos - Vou editar e inserir mais santos. Ocorre que em alguns casos não couberam o nome de diversos santos numa mesma célula, por isso vou usar uma abordagem diferente e colocar cada nome de santo em uma linha e o sistema busca todos os santos referentes àquele dia.
  • Tabela tempo - Que se refere ao ofício litúrgico que se está lendo.
  • Tabela testamento, que na prática não gosto de usar. Prefiro inserir manualmente no código que 0 é AT e 1 é NT.
  • Tabela texto - com 35302 linhas, cada linha é um versículo. Preciso dar uma guaribada no Livro de Ester ainda, mas o que seria de um trabalho se não fossem as atualizações. Seria muito chato eu fazer um trabalho desse tamanho e não ter o que atualizar depois.
  • Tabela todo - Como todo opensource, tem uma listinha de coisas a serem feitas (to do). Se ninguém se dignar em dar uma forcinha eu vou editando conforme dê.

É um trabalho feito com simplicidade e, mantendo a tradição de prazos cumpridos, amanhã, digo, hoje, já é meia-noite e doze, até a meia-noite, eu terei colocado tudo para download.

De noite, nesse mesmo bat-blog, nesse mesmo bat-horário, vocês já terão o fruto de mais de 2 mêses de trabalho duro, entregue de mão beijada para qualquer um que queira pegar, apenas pelo fato de eu querer divulgar a Palavra e também porque já encheu o saco mexer com essa base de dados e eu quero que alguém mais de uma arrumada nela enquanto eu descanço.

MUITO bom melhorar um POUCO a cada dia

Eu sempre acho bom resultados positivos. Isso é óbvio, acho que o único resultado positivo que o pessoal não gosta é exame de doença ou, em alguns casos, teste de gravidez.

No meu caso, eu estou, de novo, agradecendo os meus usuários pelos excelentes resultados alcançados nos últimos dias. Parece que, de repente, a ficha caiu e o pessoal viu que eu tenho uma bíblia online, mesmo que no meio de inumeráveis sites com semelhantes ferramentas, o pessoal decidiu vir ver o que há de especial no Ditados. E ontem que eu estava espantado com os resultados de anteontem, me surpreendi de novo com 8 visistas a mais. Isso não chega a dar uma porcentagem no total de visitas, é uma fração de um por cento, mas mesmo assim é um resultado a se comemorar. Melhoramos ainda mais!

Há de especial que não somos um site evangélico, mas somos um site de citações. Qual site de citações tem a bíblia completa para tirar da bíblia citações?

Para quem ainda não percebeu, a referência bíblica em cada busca é no mesmo formato das citações de autoria das frases. Dessa forma, temos um site de citações e pensamentos com a bíblia e não um site bíblico com citações e pensamentos.

Antes de montar a minha bíblia, eu andei dando uma olhada em diversos outros sites que possuíam a bíblia e o que eu encontrei foram bons sites, excelentes, aliás, mas em um faltava um detalhe, em outro não tinha uma ferramenta de busca, em outro não encontrava o que eu queria...

Sabe como é? Músico vê outro músico tocando e se acha competente para fazer melhor, o mesmo do cantor, quando vê uma apresentação brilhante, mas ainda acha que faltou um detalhe.

Era assim que eu me sentia. Eu achei os sistemas de busca dos sites pouco práticos. Você seleciona o livro e tem que esperar o site inteiro carregar de novo... Por que não fazer a busca em um iframe sem design gráfico? Da forma mais prática possível?

Essa é a diferença do leigo para quem estuda o assunto: percebe que falta algo e sabe como fazer melhor.

Alguns sites tinha essa divisão da busca por livro, por classificação de livros... mas nenhum tem todas as opções. Raros os que possuem a opção de busca por "todas as palavras", "qualquer palavra", "frase exata"... Busca Sequencial então é exclusividade nossa.

O site que tem um sistema de busca robusto, às vezes não tem as opções de filtro que o Ditados tem. Ficou muito grande a lista de resultados da busca? Filtre por livro, mude o critério de busca... E tudo isso sem precisar digitar novamente os critérios de busca.

Vai lá na nossa página de busca e responda aqui no blog a essa simples pergunta: Gostou?

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Os bons tempos de volta?

Teve um tempo em que eu tinha meu salário da Prefeitura e ganhava, por mês, mais ou menos a metade do valor do meu salário com o meu site. Um salário e mais 50%. Nada mal!

No entanto, depois da crise (craise, q-rise, ou crisse, porque foi crise só no mercado externo) internacional, eu passei a receber bem menos do que eu recebia anteriormente, chegando ao ponto de, nem em dois meses, conseguir o mesmo faturamento de um mês de até antes da crise.

Eu estava otimista porque consegui uma quantidade de visitas recorde, no mês, eu não tinha um resultado tão bom havia mais de um mês.

No entanto, superando minhas expectativas, de um dia para o outro, as visitas deram um salto de mais de 50% em relação ao dia anterior. Se ontem eu estava comemorando o resultado de anteontem pelo ocorrido, imagina hoje, ao ver que ontem tive 50% mais visitas que no dia anterior? Só nos dias que antecederam o 7 de setembro do ano passado que eu tive mais acesso e isso porque o meu site é conhecido por causa do conteúdo nacionalista e patriótico.

Sim, os resultados, e devo em grande parte à Bíblia Online, superaram as minhas mais otimistas previsões e é bom ver que o pessoal está entendendo que o meu site é um site de citações e não de doutrina.

Na maioria dos sites em que vemos a bíblia online, creio haver um certo clima muito sério. Já no meu site tem uma mulher mostrando a bunda na página inicial (meu site tem uma sensualidade contida e bem comportada nas imagens de cada mês), tem frases de parede de banheiro, sinônimos para a palavra "Pênis", "Prostituta" e diversas outras...

Não, não estou vulgarizando as Sagradas Escrituras, ou usando elas como papel higiênico.

Esse é um projeto piloto, que será desmembrado do Ditados em momento oportuno, mas, por enquanto, permanece aí, a bíblia online santificando o meu humilde site, porque o que é Sagrado, não se contamina com a minha possível falta de noção, mas é justamente o contrário: as Sagradas Escrituras santificando esse humilde site, uma vez que a Palavra é mais poderosa do que as abobrinhas que eu escrevo no meu site.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Melhor resultado desde 09/12

Já havia um mes que estávamos fechando muito abaixo da média, em número de acessos e em clicks nos patrocinadores. No entanto, essa tendência demonstrou sensível melhora.

Ontem tivemos o melhor resultado desde 9/12, mas nós, vamos deixar isso muito claro para que não aconteça de o Google achar que é uma campanha pró click. O que não acontece. Nós apenas deixamos claro que todo o nosso trabalho é mantido pela publicidade e agradecemos a todos os usuários que prestigiam nosso site e nossos patrocinadores. Eles, mesmo que não saibam, estão fomentando e financiando um projeto de evangelização muito interessante e de frutos muito promissores.

Ontem começamos a colher alguns frutos desses nossos esforços.

É incrível a quantidade de pessoas que vêem ao site, vindas de servidores de e-mails. Sinal que as pessoas estão divulgando nosso site por esse meio. Mais de 70% dos nossos sites de referência são servidores de e-mails.

Estou fazendo um site destinado a todas as pessoas. A bíblia é católica apenas por economia de espaço no servidor. Em vez de eu colocar uma tradução Luterana (66 livros) e uma Católica, uma vez que precisamos prestigiar quem queira tirar citações do livro de Tiago, Macabeus, Eclesiástico...

Tá bom. Eu sou católico, mas para deixar claro que a minha intenção é alcançar o maior número de pessoas possível, sem preconceito ou sem ser tendencioso, vou colocar uma tracução do Alcorão no Ditados também.

Quem for Judeu, a Bíblia católica abarca toda a Torah, para quem for evangélico, temos todos os 66 livros da bíblia luterana, para quem for católico, temos todos os 73 livros. Só falta os Islâmicos e já estou pesquisando livros sagrados do Hinduísmo, Budismo e de outras doutrinas orientais.

Agora vou ter que parar um pouco com o Ditados. Vou continuar atualizando as frases, respondendo a e-mails, mas não vou poder me dedicar tanto tempo quanto me dediquei durante as férias, porque terei que fazer um site comercial e voltarei ao trabalho Sexta-feira, dia 15/01/2010, ou seja, correria pra ganhar dinheiro.

Ainda esse ano mudo para Toledo e posso ficar algum tempo sem dar notícias aqui no Blog ou no site, mas não se estressem, eu volto.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Leitura do Dia - Só falta Dezembro

Não deixo de me surpreender comigo mesmo!

Eu sou um programador eficiente. Eu estabeleço prazos apertados para mim mesmo, publico aqui no Blog e cumpro todos, à risca.

Não sei se eu não os tivesse publicado não os teria cumprido, ou se eu publiquei aqui e cumpri por motivos de vaidade, essas tretas do subconsciente são assim mesmo.

Talvez eu seja um fanfarrão, um cara vaidoso, que quer se aparecer. Vai saber. Sou ser humano, estou sujeito a isso.

Conheço vários Web Masters e nenhum deles estabelece prazo para as criações pessoais deles. Pelo contrário. Eles fala que quando ficar pronto entra no ar, nenhum minhto antes. Mas que dia fica pronto?

Para não incorrer no mesmo erro e nessa mesma pasmaceira, eu me cobro, trabalho até tarde, ignoro a dor nas costas, a falta de sol na cabeça. Estou ficando amarelo já aqui dentro desse quarto. Mas tudo está saindo no prazo.

Amanhã eu termino a Leitura do dia até o dia 31/12 e, a té sábado, entrego a base de dados, com todo o meu trabalho de durante as férias todas, para download grátis de qualquer um.

Se eu tivesse uma freqüência razoável no meu humilde site, eu faria um forum ou um serviço em equipe para a gente montar uma base de dados tipo Wikipedia, com vários gigabytes de informações e estudos católicos sobre a bíblia, mas não, infelizmente as pessoas que frequentam o meu site são tão ocupadas quanto eu.

Agradeço que todos estejam prestigiando o meu site. Agradeço também que vocês estejam prestigiando nossos anunciantes, pois são eles que mantêem esse site grátis, a possibilidade de vocês baixarem a base de dados completa da bíblia em diversos formatos (mdb e CSV, esse último dá para exportar, praticamente, para qualquer formato imaginável de base de dado).

A base de dados vai continuar crescendo, continuar sendo corrigida, até que eu tenha em minhas mãos e nas mãos de quem quiser baixar, a maior, melhor, mais confiável e mais completa base de dados sobre bíblia católica que exista na Internet. E tudo feito por um exército de um homem apenas.

Essa Bíblia, mais que um projeto de realização pessoal ou profissional, longe de ser isso, inclusive, é algo que eu estou fazendo hoje, para me orgulhar disso no futuro.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Tudo pronto... Até que os bugs comecem a aparecer

Eu sou o único web master de que eu tenho notícia que diz: "ainda hoje fica pronto" e realmente deixa tudo pronto no mesmo dia. E ainda tenho quase 20min de sobra. Vou aproveitar esses minutinhos para blogar e twittar.

O sistema de busca está 100%, eu usei a mesma paginação da página que lista as frases da seção principal do site por seção. Gostei muito desse script de paginação porque ele é muito flexível e muito fácil de configurar.

Acho que o único sistema de busca que eu não editei foi aquele do Iframe, porque aquele estava perfeito desde o começo. O mesmo que eu utilizo na Widget de busca por trecho bíblico.

Depois de passar as minhas férias todas trabalhando, dá uma sensação de satisfação muito grande ver o site funcionando. E muito melhor que isso: sem fazer conceções. Está funcionando exatamente da forma como eu imaginei que fosse.

O Ditados.com.br não tem um layout muito moderno, ele é um site estático, mas não se enganem, ele é poderoso, possui ferramentas que dão inveja nos grandes sites de frase e nos grandes sites de Web 2.0.

Por falar em Web 2.0, nas férias passadas eu abri a possibilidade de participação dos usuários. Eles podem comentar cada frase do site. Um interessante retorno que só serve para melhorar o meu trabalho.

Este ano resolvi fazer algo mais enaltecedor: Uma bíblia online. Hei-la, pronta e funcional.

Nos próximos dias eu estarei terminando a questão das leituras do dia, vou tentar terminar todos os mêses até quinta-feira (mais uma vez eu estabelecendo prazos), exportar as tabelas de dados para o formato CSV e disponibilizar tudo para download grátis no 4shared.

Conforme prometi, os scripts de busca e de leitura do dia também estarão disponíveis para download, daí vocês vão entender que a modelagem de dados e a programação devem andar juntas.

Obrigado aos que estão acompanhando este trabalho árduo e espero retorno.

Sistema de busca sendo atualizado

Quem lembra do sistema de busca antigo? Quando procurava por qualquer palavra, ele ignorava os critérios de livro, de classe de livros... e pesquisava em toda a base de dados, retornando milhares de versículos.

E a questão da paginação então? Não havia paginação e, dependendo do que você procurava, retornava a base de dados inteira numa mesma página.

Sim. Estava um lixo, sem design, sem layout... Sem nada.

Nesse momento terminei a busca por livro, com os ajustes necessários e coloquei um limite de 10 resultados por página e coloquei tudo no nosso layout do site.

Assim que terminarmos todas as buscas, o que será hoje mesmo, o sistema de busca bíblia estará de novo no ar e cheio de correções, já que as novidades serão as correções. Funcionará bem, espero.

Enquanto ninguém notificar mais bugs, eu creio que esse sistema estará funcionando 100%.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Alcorão no Ditados

Acabei de receber uma tradução do Alcorão aprovada pela Comunidade Islâmica. O que fazer com ele? Adivinha?

Agora que eu tenho tudo preparado para fazer buscas na bíblia, o Alcorão é praticamente a mesma coisa, com as ressalvas de ser dividido por capítulos com nomes e não com números e não ser segmentado em livros, mas constitui um livro apenas. Muito simples de jogar ele na minha base de dados.

Vou criar uma base de dados em separado com todo o texto sagrado para quem tiver alguma curiosidade de conhecer melhor a escritura sagrada do Islã, bem como tirar algumas dúvidas e dismistificar pontos sobre temas polêmicos, como o trato deles com as mulheres e sobre a guerra santa.

Vou colocar ele assim que possível, se bem que se tiver algm que queira jogar ele na base de dados, avisa aí.

Primeiramente eu quero aperfeiçoar a busca bíblica do site que está meio tosca ainda e futuramente usar toda essa estrutura para fazer busca no alcorão que tem uma divisão bem semelhante à bíblia, inclusive em versículos, se bem que os versículos do Alcorão são, no geral, bem maiores que os versículos bíblicos.

Fica aqui a notificação sobre mais essa novidade para o futuro. Um site de citações sem citações bíblicas é manco, e sem citações do Alcorão, é incompleto.

Se algm tiver algum livro sagrado de alguma filosofia oriental, manda aí porque esse site é de citações e não de doutrina.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Seguidores toma-lá-dá-cá

Eu me propus a seguir a todos os que me seguirem. Ali embaixo, abaixo da publicidade arranha-céu, do lado direito, tem a Widget de seguidores. Todo mundo que seguir este blog, eu tbm vou seguir a todos os blogs que estiverem em "links" no profile da pessoa.

Não se preocupem em como colocar blogs lá na categoria Links do seu profile. Se você criou algum blog, com certeza ele está lá.

Já temos vários seguidores e eu estou seguindo a todos os que têm blog.

Caso falhou algum, avisa aí que eu vou no seu blog e clico em seguir. Para mim não custa nada e dá uma credibilidade ao conteúdo quando a gente olha lá e vê tantas pessoas seguindo as nossas postagens.

Obrigado aos seguidores. Obrigado mesmo, no sentido mais materialista da palavra: me sinto obrigado a retribuir este favor.

Nova Gadget em fase de testes

Comemorando nossa primeira dúzia de seguidores e espero que futuramente tenhamos várias dúzias de seguidores, decidi fazer aquilo que eu sei fazer de melhor. Mais uma Widget


Trata-se de uma caixinha que promete colocar a bíblia online em todos os sites interessados.

Ela está nas nossas widgets aí do lado direito e como se trata de uma busca em campos numéricos na base de dados, os resultados sempre são velozes.

Futuramente colocaremos a possibilidade de fazer busca por palavras ou até mesmo busca pelas tags relacionadas em cada post do blog.

A nossa busca por palavras está muito "crua" ainda, por isso que precisamos da ajuda de programadores para desenvolvermos melhores alternativas de fazer as buscas e de organizar os resultados.

Ainda não pusemos nem o símbolo do site ditados na caixa de busca, nem links para o site. Provavelmente colocarei um link opcional para a página em que é gerado o código da widget.

Fica aqui a nossa dica de mais essa Widget e não estranhem o tamanho do texto.

Eu configurei o texto para que, quando se procurar por um versículo apenas, o texto tique em tamanho 18, se procurar por 2 versículo, o texto fica em tamanho 16, por três, o texto fica em tamanho 14, por quatro, tamanho 12 e por mais de 4 versículo o texto fica em tamanho 11.

É pequeno, mas é uma forma de desencorajar que se faça buscas muito grandes, evitando sobrecarga no nosso servidor.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Gadgets para sites e blogs


Como eu já tinha, desde muito tempo, a gadget de frase do dia e agora criei mais duas, a de leitura do dia e os tooltips para citações bíblicas, decidi criar uma nova seção no Ditados dedicada aos tooltips. Tem alguns links a serem colocados ainda, mas ja está tudo funcionando.

Acesse este link e confira
Acabei de olhar a busca do site, busca por versículo e adivinhem?

Isso mesmo. A busca bíblica por versículo será mais uma gadget do site.

Creio que eu nem vou precisar codificar muito, porque a busca dentro de um iframe ":: Buscar um texto bíblico ::" na guia de busca bíblica já está perfeita para ser utilizada como wideget em blogs.

Imagine o poder da ferramenta! Em qualquer blog, em qualquer site poder acessar a bíblia online!

Como as barras de rolagens serão inevitáveis, pois alguém pode retornar um texto de apenas um versículo como (Ex 20,13)13 Não matarás. ou retornar o Salmo 118 inteirinho, eu vou ver se eu abro a possibilidade de o usuário personalizar a barra de rolagem, além da formatação do texto.

Fiquem de olho, muita coisa boa ainda está por vir

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Fazer Tooltip


Caso você gostou da ferramenta que gera tooltips com citações bíblicas, você já pode entrar no ditados e fazer os seus próprios tooltips.
Entre neste link e descubra como colocar citações como esta:
Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. no seu blog também.
Se você não se lembrar onde está aquela leitura que fala aquela palavra, você pode entrar no nosso site e fazer uma busca. Que moleza, hein?
Essa ferramenta só tem acesso através deste blog e não coloquei a página no menu ainda porque o sistema é apenas um beta test.

Sucesso a caminho

Há poucos dias que esse blog foi ao ar e, logo no primeiro dia, já tínhamos um seguidor. Obrigado ao nosso primeiro seguidor.

Agora temos 8 seguidores e o número está crescendo. Eu também estou ingressando na lista de vários blogs de conteúdo cristão.

Hoje eu estou começando a fazer aquele código e vou fazê-lo de duas formas: Uma com um iframe, em que será necessário ajustar o tamanho do iframe manualmente, digitando os valores da altura e largura. Isso é interessante porque correções feitas na nossa base de dados também serão atualizadas no site sem ser necessário fazer mais nada.

A outra forma, que é mais prática ainda, será com o texto da citação no código fonte da página, ideal para quem sabe melhor programação e quer deixar as tooltips mais à cara da página. No entanto, a desvantagem desse código é que, au ser atualizada a nossa base de dados (ela não é isenta de erros), ou caso alguém de boa vontade faça os ajustes para ela ficar de acordo com o novo acordo ortográfico, o texto na página do site usuário do nosso serviço não será atualizado, porque o texto estará escrito na página e não mais na nossa base de dados.

Se pareceu meio técnico demais o meu papo, nem se importem com isso, porque o meu sistema é destinado ao usuário leigo que selecionará num formulário o livro, capítulo e versículo (inicial e final) e pronto, o código é gerado sem enrrolação, do jeito que os blogueiros gostam.

O código da gadget de leitura do dia então é mais portável e Prét-à-Porter que qualquer outro que eu ja vi: basca copiar o código e colar junto com as gadgets do blog. Pronto e mais nada.

O Ditados terá uma seção exclusiva para as gadgets que serão melhoradas e ampliadas. Ainda tenho até sexta-feira da semana que vem de férias para colocar tudo isso no ar.

Depois disso tenho que arrumar as bases de dados do site. jogar todas as bases de dados no mesmo diretório senão o administrador do provedor vai me dar as contas :-S e isso não é bom.

Agora só quero que Deus me ajude

Pensa num cara resmungão! Esse cara sou eu.

Quando comecei o projeto da bíblia online, eu reclamava da falta de interesse por parte da massa católica, ou até mesmo, dos cristãos da Web por falta de um feedback.

Ocorre que agora a secretária da minha Paróquia me emprestou um livro chamado Diretório da Liturgia, com tudo que eu preciso para terminar o meu projeto de liturgia diária no site Ditados.

Eu reclamava porque não encontrava um script que fosse adequado a fazer aparecer a leitura referente às coordenadas bíblicas. Reclamava até que um tal de Llairenm, atenciosamente, me sugeriu um site, o Maujor.

Neste fabuloso site eu encontrei um script, o qual eu editei e deixei da forma funcional como vocês podem ver nesta págian. Script feito por um excelente programador chamado Maurício Samy Silva.

Ficam aqui os meus agradecimentos e referência aos créditos por todos os scripts, além dos créditos da basa de dados que estão no site.


  • Mauricio Samy Silva - do site Maujorm contribuiu com o script para apresentar o texto bíblico referente à citação num tooltip;

  • Llairenm - Obrigado pela indicação do Site Maujor;

  • Dirce Pegorini - A secretária da Paróquia que me emprestou Lecionário e Diretório da Liturgia;


  • CNBB - Editora do Diretório da Liturgia. Cumprimentos ao Dom Dimas Lara Barbosa, Secretário-Geral da CNBB. Que Deus tenha sua mãe em um bom lugar. Ela morreu ontem passada;

  • Carlos André Perin, o JurisCode - Quem compilou todas essas informações para fazer a base de dados mais completa e opensource sobre liturgia católica.

Que Deus abençoe a todos os listados acima e a todos os que vierem a contribuir com o nosso projeto.

Citação Bíblica em um tooltip

Quando eu coloquei a bíblia online no site, a primeira coisa que me ocorreu foi criar extensões para blogs com essa ferramenta.

Daí em vez de eu citar o texto bíblico no site, ou no blog, eu posso apenas dizer de forma indireta que, de acordo com Mt 5,4 Deus consola os que choram.

Não parece muito prático para o blogueiro leigo em linguagem de programação, até porque eu abusei do CSS para criar esse script, mas já estou trabalhando em um gerador em que a pessoa vai selecionar o livro, o capítulo, o versículo inicial e final e vai aparecer o código na tela.

A única limitação, por enquanto, é que o tamanho do iframe deve ser ajustado manualmente, mas futuramente colocarei uma componente de formulário em que será possível escolher a largura e a altura do iframe e ver o resultado em tempo real.

Futuramente lançarei uma seção do site com todas as nossas GadGets para blogs, com as já conhecidas frase do dia, espero que com mais opções, as leitura do dia, essa extensão para se trabalhar com citações bíblicas e mais alguma coisa que os usuários sugerirem e estiverem dentro da realidade dos meus conhecimentos que, embora exíguos, já ajudam muito para o fim a que me proponho.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Wideget - Leitura do Dia

Há vários sites que têm leitura do dia e vários que disponibilizam extensões para serem colocadas em sites de terceiros com a liturgia de cada dia.

No entanto, nunca encontrei algo que me agradasse. Mas esperem! Eu também sou web master :D.

Criei o meu próprio sisteminha de leitura do dia. Claro que eu não imaginava que pra gerar quatro ou cinco linhas numa wideget eu iria precisar programar mais de 130, mas tudo valeu à pena e ficou do jeitinho que eu queria.

Esse sistema, que já está funcionando aí do lado direito como uma wideget do blog, apresenta apenas quais são as leituras do dia, sem imprimir na tela o texto completo.

Isso dá uma praticidade maior porque o blog pode colocar essa extensão sem medo de ocupar muito espaço no site ou no blog, de desconfigurar alguma coisa ou ainda de ficar em desarmonia com o site/blog.

É tão pequeno que pode ser colocado no menu do site, junto com as widegets, é discreto, mas funcional.

Se vocês sempre quiseram colocar um sisteminha de liturgia diária no seu blog ou site, mas, assim como eu, não encontrou um script adequado, essa é a sua chance.

Leitura do Dia (Funcional)

Já está disponível no site um script para leitura do dia

Esse script lista, dia a dia, as leituras cadastradas na base de dados relativas a cada dia do ano

Assim que eu terminar de cadastrar todas as leituras do ano de 2010, disponibilizarei a base de dados atualizada no 4shared

Fica aqui minha notificação de atualização: Leitura do Dia, no entanto, se algm tiver o calendário litúrgico da Editora Paulinas, aquele tradicional de capinha vermelha e puder scannear e encaminhar para mim, com certeza será de muita valia.

Encomendei o meum mas não sei quando chega e assim que chegar, em dois dias de trabalho, eu consigo cadastrar todo o ano litúrgico

Se eu tiver acesso ao calendário de 2011, prepararei a base de dados com as leituras de 2010 também.

Por isso fica aqui o meu apelo a quem puder me ajudar, mandando o calendário litúrgico de 2010 ou 2011 para eu dar continuidade a esse grande projeto opensource de evangelização católica.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Diário de bordo - Bíblia Online

Eu coloquei no ar a bíblia online. Finalmente! Com ferramentas básicas, tais como a busca por livro, capítulo, versículo, por palavras... Infelizmente isso não me satisfez.

Estou, neste exato momento, trabalhando no desenvolvimento de um script para apresentar a leitura do dia, de cada dia. Além disso vai mostrar qual a cor da estola e toalha do púlpito, santo do dia e indicações de ofícios festivos de cada dia.

Já há inúmeros sites que apresentam isso tudo. Com certeza, mas o nosso site é diferente; todas as bases de dados estarão desponíveis para que qualquer interessado possa desenvolver o próprio site católico, o próprio sistema de bíblia online, programa ou scripts para divulgar a Palavra de Deus.

Por falar nisso, scripts e extensões tipo wideget para foruns serão desenvolvidas e espero contar com a colaboração de diversos desenvolvedores do Brasil todo.

Agora que eu fiz e continuo fazendo a parte complicada, o trabalho cansativo, que tal você também começar a desenvolver alguma coisa?

quando eu conseguir inserir todas as leituras do dia na base de dados e fizer os scripts funcionarem direito, eu disponibilizo tudo no site. Inclusive os scrips que eu desenvolver, porque esse projeto é para divulgar a Palavra de Deus.

http://www.ditados.com.br/biblia.

Bíblia Online sendo upada para o site

Neste exato momento eu estou jogando a base de dados para o site Ditados. A URL da Bíblia Online será http://www.ditados.com.br/biblia/.

Detalhe importante é que biblia na URL não tem acentuação.

Não precisa se preocupar com esses detalhes técnicos, uma vez que teremos links no menu do site.

A base de dados, essa mesma que eu uso no site, está disponível para download via 4shared e tem até um link no menu do site para a página de download da base de dados, tanto no formato MDB, quanto no formato CSV.

Correções, atualizações e contribuições serão bem vindas.

Brevemente colocarei aqui no Blog o To-Do da base de dados, salientando alguns pontos a serem modificados.

Quem se dignar em ajudar, pode inserir suas informações na tabela Créditos da base de dados e entrar em contato para que eu atualize a base de dados oficial depois de dar o File Compare para ver exatamente o que foi mudado.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Bíblia Católica sendo feita

No site Ditados, eu sempre evitei colocar citações bíblicas, não porque eu seja ateu, nem por eu pretender um trabalho laico, pelo contrário: evitei colocar versículos bíblicos porque eu gostaria de ter a bíblia completa no site.

O site Ditados, muito embora não seja um site católico, pelo menos não assumidamente católico, contará com um serviço de bíblia online nos próximos dias.

O sistema já está 100% funcional, mas no meu computador ainda.

Embora já esteja funcionando, eu quero, antes de lançar o serviço no ar em definitivo, inserir mais serviços e mais ferramentas para que possamos competir com os grandes sites e fazer bonito.

Interessados em baixar a base de dados feita pessoalmente por mim, pode pegá-la livremente no 4shared, na conta do JurisCode.

Para facilitar os trabalhos e vencer a barreira dos formatos de arquivo, eu exportei todas as tabelas para o formato CSV neste link. Você pode baixar a base de dados original, a mesma que eu uso no site, no formato mdb neste link.

O presente projeto da bíblia online não tem muita pretensão, principalmente de ordem financeira, mas pretende, sim, divulgar a Palavra de Deus de maneira gratuita.

Brevemente farei widegets para serem colocadas em blogs, sites... com suplementos, tais como: Leitura do dia, aproveitando o início do ano, sistema de busca de versículos (conceito exclusivo), ideal para se colocar em sites cristãos que citam bastante a bíblia, entre outros serviços que, com certeza, os usuários vão sugerindo e eu vou incorporando ao nosso leque de possibilidades e colocando aqui no blog para vocês verem eles funcionando. Essa é a melhor parte.

Blogo do Ditados no ar.

Aqui eu vou colocar algumas coisas interessantes. Será o substituto perfeito da frase 1, espaço que eu tinha personalizado no site Ditados especialmente para postar as novidades do Site.

Aqui, em um blog com maior flexibilidade, terei a oportunidade de manter um contato direto com o usuário do site, como eu pretendi fazer através do chat, mas que não deu muito certo porque eu sempre desencontrava com os usuários.

Neste espaço vocês terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho, o que eu pretendo com ele, as minhas preferências pessoais e como elas refletem no meu trabalho.

Acompanhem este blog e fique por dentro do nosso trabalho, também sugerindo funções, serviços, notificando bugs e erros no site e colaborando de alguma forma.