quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Resultados Positivos

Hoje, acompanhando o Analytics, pude ver que o melhor resultado de todos os tempos de refering sites foi hoje. Não é fantástico?

Fiquei muito satisfeito com a quantia de pessoas que colocaram links em seus blogs, sites, profiles e tudo mais.

Há sites que colocam nossas frases e o link contextualmente na frase, apontando para a página específica daquela frase. Sim, eu fiz um sistema tipo forum no Ditados em que cada frase postada gera uma página própria para receber comentários.

Incrível qeu o número de referings (sites de referência, sites com nossas widgets ou links) já passam dos 10%, quase quase em 11%, faltam 6 centésimos de porcentagem para conseguirmos 11%.

Isso significa que a blogosfera está gostando dos nossos serviços, que os sites maiores estão colocando links para o Ditados, promovendo nosso trabalho.

Como nossa vontade é melhorar sempre mais fica aberto o espaço para sugestões e críticas sempre pertinentes.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

100% funcional

Depois do trauma de uma queima de HD e de mais de 24h fora do ar, finalmente temos o que comemorar. Ontem tivemos uma quantidade de acessos bem próxima a dos dias comuns, bem diferente dos 9 do di anterior.

Hoje, dia 12 de fevereiro, até o presente momento temos uma quantia bem acima daquela de uma dia de semana.

Felizmente, o prejuízo do dia parado, mesmo que não seja recomposto pelo acréscimo de visitas, pelo menos diluindo um prejuízo de um dia em um mês inteiro, verei que no final das contas, a arrecadação do site não foi diferente do que num mês comum. Assim espero.

Agora vocês ja podem fazer comentários, entrar em contato, sugerir frases, postar frases suas... Entre hoje e amanhã entrarei em contato com as pessoas que usavam o nosso sistema e descontinuaram o uso, ou mesmo as que permaneceram usando, justamente para explicarmos todo o mal entendido.

Além de manter os nossos velhos amigos contribuindo com o nosso crescimento, também tentaremos novos e recuperar os antigos, aqueles que usaram por um período de tempo os nossos serviços e, por um motivo ou por outro, pararam de usar nossas widgets.

Desde já obrigado e esperamos que nessa volta à ativa, nosso site seja de muita utilidade para fins culturais e de entretenimento.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

De volta ao trabalho

Ufa! Voltamos. Depois de ontem termos apenas 5 acessos, pois o HD queimou nos primeiros instantes do dia.

Hoje, lonje de termos o que comemorar, já voltamos a ter acessos importantes, pouco numerosos, mas com certeza gratificantes.

Esse baixo número de acesso é como uma penalização dos sistemas de busca por nós termos saído do ar. Para fazer idei do quão foi penoso para o site esse dia fora do ar, nós que estávamos em primeira colocação quando se procura por Ditados no Google, agora estamos em 4ª. Quando se fala em Frases de Bob Marley, que era um dos carros-chefe do site, estamos em 15º. O que equivale a dizer que já estamos na segunda página. Felizmente quando se pesquisa por frases de Zilda Arns, estamos em primeiro ainda, graças ao meu esforço em matéria de SEO e pequenas artimanhas como deixar o nome dela na página inicial do site durante algum tempo.

Fomos muito penalizados, principalmente no aspécto financeiro e de credibilidade, uma vez que as pessoas que colocaram nossas Widegets nos respectivos blogs não gostaram nada de uma página de erro nos seus trabalhos.

Vou entrar em contato com cada um dos nossos amigos, que colocaram alguma de nossas widgets pedindo descupas pelo transtorno pedindo que continuem a utilizar nosso serviço.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Último suspiro do Hard Disk

Os problemas no Ditados, acabei de confirmar, deve-se a uma falha no HD, na verdade o HD bateu as botas. O finado HD do Ditados finou-se finalmente.

Não é um problema tão sério quanto parece. Eu tenho o site inteirinho, inclusive a base de dados, tudo salvo no meu computador, e um back-up relativamente recente.

Com certeza, caso eu precise restaurar esse Back-up eu vou perder quase uma semana de atualizações, comentários, frases novas... Não dá nada. Tudo voltará ao normal em breve.

o The Planet Datacenter, um dos maiores hosters de que eu tenho notícia, já passou por vários problemas, como um incêndio há alguns anos, problemas de peças que quebram, fumaça, HD que queima... Enfim, sempre dá problema porque um serviço grande, gigantesco, é cercado de pequenos bugs e de contratempos.

O importante é que, apesar de estarmos amargando um prejuízo, pois o ganho com a publicidade desse BLOG é igual a zero e o que mantém o site viável são as publicidades, em muito breve estaremos retornando, pois HD não é como pneu que você pára o carro, tira o pneu estragado, coloca um novo e sai rodando. O HD precisa de um sistema operacional, precisa de configurações, restaurações de back-ups e um pá de outros procedimentos.

Já trocaram o HD, mas para ele rodar direito, igual um pneu novo, bem alinhado... Vai demorar um pouco.

servidor instável

Como se não bastasse os bugs do servidor, agora o server deu pau de vez. Ele está fora do ar há várias horas e o administrador do sistema simplesmente sumiu. Não que ele me deva alguma coisa, pelo contrário, o Ditados é um favor que ele me fez.

Já há vários anos vivemos nesse clima de troca de favores: Eu cuidando de fazer pequenas correções e anotações na base de dados e ele me retribuindo com um espaço no provedor para eu colocar o meu site e bancando o dominio ditados.com.br, tanto que o domínio nem pertence a mim na teoria, é da Petaxxon.

Como dito, agradeço o auxílio e lojística da Petaxxon, mas até início de março mudarei de servidor para que problemas como estes e como outros que a dependência de favores implica.

O layout do Ditados, por exemplo, é criação do Peter Jordan. A modelagem de dados foi criação minha mas depois de conversar muito com o Peter também. Vários usuários do WMOnline me ajudaram às pampas no início da implantação do Ditados. Sou muito grato a todos e não vou mudar de servidor porque eu não quero mais ficar dependendo de favores, ou para eu ficar com mais liberdade, pelo contrário, sou eternamente grato ao Peter e à toda Petaxxon que me trataram sempre como verdadeiro amigo.

Em março teremos mais novidades e pouco a pouco vou melhorando os serviços para fezermos do Ditados o melhor e maior site de citações da língua portuguesa e o com mais recursos também.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Contador Biruta

Já há alguns dias que o nosso contador está mentindo. Não o deste blog, o do Site Ditados. O Servidor está reiniciando várias vezes durante o dia e está resetando o contador, bem como todas as estatísticas do site.

No entanto, quando o servidor reinicia, por alguns segundos pode aparecer uma mensagem de erro. Pediria aos nossos usuários para não se assustarem com páginas de erro e nem atribuir essas páginas de erro a gafes do programador, quando na verdade são erros do provedor.

Continuem acessando, não pensem que o Ditados passou a ser um fracasso de múblico, e insistam em ver nosso conteúdo que é muito bom, caso apareça alguma mensagem de erro.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Deu nos Noticiários


Ultimamente eu estou adotando outra abordagem quanto aos aforismos novos, fazendo de um modo que sejam realmente novos.

Isso vai se processar de uma forma muito prática e eficiente: faz muito tempo que eu gosto de ler jornal, ver noticiário, principalmente sobre economia e política. Excelente fonte de aforismos, mas que infelizmente as pessoas acabam por ignorar.

Parece que há um consenso de que os aforismos bons são os de autores mortos. Não concordo com isso, pois temos uma bela safra de frasistas presentes no nosso meio.

Cheguei a essa constatação quando comecei pesquisar material sobre a Zilda Arns, saudosa prima do nosso senador (sou paranaense) Flávio Arns.

Nos sites de frases e aforismos tínhamos apenas as mesmas 3 frases dela, como se precisasse passar por alguma autoridade, como se precisássemos da homologação, ou pedir a bênção para alguém para que uma frase dita por alguém vire quotation. Para uma frase virar citação (quotation) basta ser citada, e é o que passarei a fazer com mais frequência.

Acompanharei entrevistas com personalidades, da política, artistas, cantores, pessoas que se destacam em diversas áreas do conhecimento humano, enfim, pessoas que são notícia.

Para evitar fugacidades e que os textos percam o contexto ou a razão de ser, realmente será um trabalho difícil, no entanto bem profiquo, uma vez que, da mesma forma que não faltaram frases da Zilda Arns falando sobre o ser humano enquanto ser humano, falando da sociedade enquanto sociedade e não contextualizada em um tempo/espaço muito estreito, com certeza não faltará pessoas que "cometam" semelhantes atitudes e parem para em uma breve filosofada tentar trazer uma situação especial para um contexto mais genérico ou simplesmente usando de constatações abrangente sobre algum assunto para fundamentarem ou darem mais credibilidade ao que falam.

Conto com a ajuda de todos os devoradores de jornais e noticiários, como eu e confio no bom gosto dos meus visitantes para indicarem frases que tenham qualidade suficiente para figurarem num site dedicado a quotations.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Parabéns Rio das Contas

Vocês pensam que eu não acompanho essas coisas? Pois se enganaram.

Percebi recentemente, na verdade hoje mesmo, que houve um boom nos acessos ao Ditados por meio dos reffering, ou seja, sites de referência.

Esse acréscimo nas visitas é graças ao blog da Secretaria de Turismo de Rio das Contas que colocou o nosso "frase do dia" e nos está rendendo muitos acessos extra. Já temos oito por cento de visitas vindas de sites de referência e está crescendo.

A todos os que colocaram nossas widegets, nosso muito obrigado e da mesma forma que vocês se alegram, nós também nos alegramos com o sucesso de vocês.

Se vocês querem um lugar bacana para passar o carnaval, fica aqui a dica: Rio das Contas, Bahia. Com certeza esse aumento nas visitas se deve pelos eventos que a Secretaria de Turismo está promovendo para essa época de Carnaval.