quarta-feira, 31 de março de 2010

Setando o Charset

Realmente, assumo o meu engano: Desde o começo dos serviços o Ditados nunca parou para pensar que a configuração do site, ou navegador do usuário poderia não estar configurado de acordo para exibir caracteres especiais.

Em alguns casos chega-se ao ridículo de ter que escolher entre exibir corretamente o conteúdo do blog ou o conteúdo da widget.

Mais uma vez, um problema localizado porque eu também sou usuário das widgets que eu crio.

Gente, de boa, se aparecer qualquer problema no site, aqui no blog, nas widgets, qualquer problema mesmo, pode avisar, mandando o link para a frase, tela ou postagem com problemas que eu corrijo em tempo record.

Parece que não, mas eu tenho muito zelo por todo o sistema, muito embora não seja um brinco, um primor, ou uma coisa que chegue a provocar interjeições de êxtase por parte do usuário, isso é por incompetência técnica mesmo. Eu me esforço em fazer um site sempre melhor e sempre mais funcional.

Dando um grau na bagaça

Quem percebeu que o sistema de frases do dia estava, há alguns dias, mostrando a mesma frase, repetindo sempre a mesma frase, todo dia? Ninguém? Oba!

Mas aconteceu. Fui la ver qual era o problema e resolvi por enquanto.

Se o sistema voltar a travar avisa pelo site, mandando uma mensagem pra mim, para eu resolver manualmente o problema. Sim! Eu criei um script que toda vez que eu mando ele para o provedor eu resolvo o problema das frases do dia. Nada mal. E funcionou de primeira, muito embora em não me lembrava como era o algorítimo que eu usei para trocar as frases a cada dia.

Bem! O importante é que eu resolvi tudo e está tudo rodando direitinho. Pelo menos ninguém reparou, pelo menos não que tenham comentado comigo.

Eu só identifiquei o problema porque eu também sou usuário do sistema de frase do dia nos meus blogs, inclusive neste.

Aproveitei que eu estava com a mão na bagaça, digo, na massa, e arrumei também algumas trases que estavam com o texto meio encriptados nos caracteres especiais.

Tudo resolvido e nem precisaram me mandar uma mensagem me xingando, como acontece de vez em quando.

terça-feira, 30 de março de 2010

Sobe!

Coincidentemente e para a minha felicidade, junto com um record histórico de acessos, graças à busca por frases de Armando Nogueira, tive a grata satisfação de bater um record em referings, que são acessos vindos de outros sites.

Cada dia que passa aumentava um pouco, claro que graças ao sucesso dos nossos referers, mas com certeza há méritos no Ditados quanto a isso.

O Urchin não mente, quem visitou o Ditados, sempre volta.

Fica aqui o nosso registro e nosso mutio obrigado aos blogueiros e a todos que estão dando essa força. O Ditados não teria como existir sem esse tráfego extra

Armando Nogueira? Quem é esse cara?

Ontem eu percebi um record histórico de visitas ao meu site.

Hoje de manhã, ao pesquisar as fontes de tráfego para o Ditados persebi uma grande busca por frases do Armando Nogueira e pensei: Quem é esse cara?

Naturalmente fui atrás de mais frases ditas por essa personalidade que era, nada mais, nada menos, que a personalidade dentro do meio jornalístico, mais respeitada no Brasil.

No esporte, ele profetizou o fenômeno Ronaldo em 1994, usando a palavra fenômeno quando ainda o jogador tinha 17 anos de idade.

Ele foi "O Cara" que criou o Jornal Nacional, um dos jornalistas mais respeitados.

Não me surpreendeu em nada o record histórico de acessos, só lamento com tristeza serem essas tragédias, como a morte de Zilda Arns, Glauco, e tantos outros, a minha principal fonte de acesso.

R.I.P. Armando Nogueira e muito obrigado por tudo.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Site eensino de novo

Posso estar parecendo tendencioso, posso estar parecendo protetor, mas verdade seja dita: Alguns blogs são fantásticos.

O blog eensino, de novo ele faz parte da nossa rede. Sou eu mesmo, o JurisCode, que edito ele, mas ele possui números impressionantes, os quais eu quero passar.

É incrível o quão as pessoas se detêm nesse site, pois, das mais de 3.000 visitas colecionadas em pouquinho mais de um mês de atividade, no período de um mês esse blog encaminhou pouco mais de 600 acessos ao Ditados, o que é uma fração do seu movimento diário, mas é incrível que as pessoas vindas do eensino se detêem de uma tal maneira no Ditados que parece que o nosso site é aquele pote de ouro no final do arco-íris.

Se estiver meio abstrato, vou passar poucos números para ilustrar:

  • Site ou Blog / Tempo online no Ditados
  • Dalvaday / 38 segundos
  • Noticias de Rio das Contas / 2:36min
  • eensino / 5:56min

Veja como o eensino consegue manter o usuário conectado no ditados por muito mais tempo, mesmo tendo um volume rezoável de acessos vindos desse blog.

Esse tempo de conexão só é comparável a de um bot que visita diversas páginas do site e superado apenas pelo linkidea e acessos vindos clicando no link de algum e-mail do site IG que superou em mais de um minuto, mas tivemos apenas dois acessos vindos de cada um desses sites.

O eensino, mesmo sendo origem de mais de 600 acessos ao nosso site, o que não é nada comparado aos milhares vindos do blog da Dalva e da Notícia de Rio das contas, mas os usuários realmente ficam no nosso site, procuram informações interessantes, navegam pelo site... O que mostra que o conteúdo do Ditados e do eensino são bem compatíveis, destinados a um mesmo público, talvez porque tenham sido feitos pela mesma pessoa.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Parabéns a Dalva Day

Tenho que anotar aqui o reconhecimento a Dalva Day que teve um grande incremento nos seus acessos, graças a uma postagem, a qual eu coloco aqui.

http://dalvaday.blogspot.com/2009/04/2009-capitone.html - Capitonê, que é uma forma interessante de se fazer bolsas, roupas, adereços e coisas do tipo com um grande efeito visual.

Eu que tenho duas mãos esquerdas para trabalhos manuais nem ouso tentar, mas é uma coisa simples, uma de efeito muito profissional.

Fica aqui a anotação, meus parabéns e meus maiores desejos de sucesso a esse excelente blog.

sábado, 20 de março de 2010

Frases de Érico Veríssimo, Ésquilo e Álvares de Azevedo


O que teria em comum todos esses autores? Muito simples: o nome de todos eles começa com caracteres especiais, nesse caso, letras acentuadas.

Para agilizar a indexação desses autores nos sitemas de busca, vou postar os links aqui.

Como eu disse na postagem anterior, se você pesquisar no google por Frases de Zilda Arns, nosso site ocupa a honrosa posição de primeiro lugar, até porque temos o maior acervo atualmente.

O mesmo ocorre com grande parte dos autores cadastrados na nossa lista.

No entanto, quando se pesquisa por Frases de Érico Veríssimo, de Ésquilo e outros que começam por vogais acentuadas, não temos a mesma sorte, em alguns casos as páginas nem estão indexadas no Google. Isso se deve ao fato de quando eu ter criado o Ditados, eu não ter pensado nessa possibilidade e a lista de autores não listar esse tipo de nome.

Esse bug será corrigido nas próximas semanas, mas enquanto isso não ocorrer fica aqui a lista de autores que não aparecem na nossa lista de autores.

Frases de Álvares de Azevedo
Frases de Émile de Girardin
Frases de Émile Durkheim
Frases de Émile Zola
Frases de Émili Coué
Frases de Érico Veríssimo
Frases de Ésquilo
Frases de Étienne Pivert de Senancour
Cliquem, pois é clicando que se indexa as páginas no Google. Façam esse favor.

Frases de Amor - Frases de Bob Marley

Sempre tentando galgar novos postos, o site Ditados está melhorando a apresentação do seu site para ter maior colocação nos mecanismos de busca.

Essa técnica conhecida como SEO se deve principalmente pelo fato de termos mais de 84% das nossas visitas frutos de sistemas de busca, por isso se melhorarmos nossa colocação nos sistemas de busca, teremos mais acessos.

Ultimamente modifiquei algumas barras de títulos, colocando uma apresentação mais adequada e mais palatável aos sistemas de busca, além das palavras-chave que no início do nosso funcionamento trouxeram tantas visitas.

O tempo passa, as palavras mais pesquisadas mudam, Vejamos alguns exemplos das nossas principais fontes de tráfego:


  • ditados
  • adagios populares
  • frases de Henry Ford
  • Frases de Bob Marley - Temos menção honrosa nesse critério
  • frases de Zilda Arns - Maior Acervo da Internet

Sem querer soar ufanista, grande parte dos nossos autores, se você pesquisar no google por "frases de <>", principalmente entre aspas, se o nosso site não for o primeiro resultado, possivelmente estará na primeira página.

Temos um pequeno bug com os autores iniciados com caracteres especiais, como Érico Veríssimo, Émile, Ésquilo... que aparecem mal posicionados, mas isso será otimizado futuramente.

Agora queremos aparecer no topo dos mecanismos de busca quando procuram por critérios como "frases de amor", "Frases de sonho", "Frases de Romantismo" olha por que eu escrevi romantismo e não românticas. Frases de romantismo e não frases de românticas.

Dêem uma olhada nas alterações ainda não indexadas nos sistemas de busca e que dependem do seu click para serem mais visualizadas. Cliquem, vejam e ajudem às nossas páginas a serem indexadas o quanto antes nos sistemas de busca, em especial, o Google:


Frases de Amizade
Frases de Amor
Frases de Aprendizado
Frases de Arte/Cultura
Frases de Bebidas
Frases de Beleza
Frases de Bondade
Frases de Casamento
Frases de Ciência
Frases de Dinheiro
Frases de Encorajadoras
Frases de Esportes
Frases de Felicidade
Frases de Filosofia
Frases de Guerra
Frases de Homem
Frases de humor
Frases de Imortalidade
Frases de Informática
Frases de Jornalismo
Frases de Juventude
Frases de Liberdade
Frases de Literatura
Frases de Mãe
Frases de Mentira
Frases de Morte
Frases de Mulher
Frases de Música
Frases de Outras
Frases de Pai
Frases de Pátria
Frases de Paz
Frases de Política
Frases de Prazer
Frases de Religiosas
Frases de Romantismo
Frases de Sabedoria
Frases de Sábias
Frases de Silêncio
Frases de Sonho
Frases de Sucesso
Frases de Tempo
Frases de Trabalho
Frases de Velhice
Frases de Verdade
Frases de Vida

quarta-feira, 10 de março de 2010

Refering Sites estourando records.

Os nossos sites de referência estão quebrando records hoje. Exatamente 13,35% de visitas vieram por sites de referência, ou seja, sites externos que colocaram links para o nosso site.

Esse aumento se deve a três grandes destaques: Dalva Day e Notícias de Rio das Contas, que aumentaram em muito os acessos nos últimos dias e de um novo destaque, o blog http://eenssino.blogspot.com que, além de ter um número significativo de acessos, nada que se possa comparar com os dois primeiros blogs citados, mas ele teve início há menos de uma semana e já acumula a terceira colocação nas principais fontes de tráfego ao nosso site.

Importante salientar que agora não são enm 20h da noite e os três blogs já tiveram um número de acessos quase igual, faltando 10% para atingir a meta do dia anterior, ou seja, ontem.

Isso pareco pouco, mas isso significa que ontem tivemos um record de refering e hoje o número será ainda maior.

Obrigado a todos os blogs e site que citam o Ditados, esperamos ser uma fonte cada vez mais confiável e uma fonte cada vez mais citada.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Sem sobe-e-desce a tendência é bem clara

Imagine-se colocando um produto no mercado, cheio de otimismo, cheio de esperanças e a realidade se mostrando muito melhor que as suas projeções mais otimistas. Pois é. É exatamente assim quem eu me sinto.

Sempre pensei que os meus esforços em colocar serviços para outros sites fossem acarretar um aumento na ordem dos 5% a 10%. O analytics não mente: 11,30%

Interessante que não apenas os nossos serviços (Frase do Dia, Leitura do Dia, mecanismos de pesquisa...), mas também links, pura e simplesmente links para o nosso site que já chegam na casa das centenas.

Isso mesmo. Centenas de blogs e sites apontam para o Ditados como fonte de citação e como links relacionados.

Fica aqui o meu muito obrigado e recóproca referência à qualidade dos blogs e sites que citam os nossos serviços.