domingo, 7 de fevereiro de 2010

Deu nos Noticiários


Ultimamente eu estou adotando outra abordagem quanto aos aforismos novos, fazendo de um modo que sejam realmente novos.

Isso vai se processar de uma forma muito prática e eficiente: faz muito tempo que eu gosto de ler jornal, ver noticiário, principalmente sobre economia e política. Excelente fonte de aforismos, mas que infelizmente as pessoas acabam por ignorar.

Parece que há um consenso de que os aforismos bons são os de autores mortos. Não concordo com isso, pois temos uma bela safra de frasistas presentes no nosso meio.

Cheguei a essa constatação quando comecei pesquisar material sobre a Zilda Arns, saudosa prima do nosso senador (sou paranaense) Flávio Arns.

Nos sites de frases e aforismos tínhamos apenas as mesmas 3 frases dela, como se precisasse passar por alguma autoridade, como se precisássemos da homologação, ou pedir a bênção para alguém para que uma frase dita por alguém vire quotation. Para uma frase virar citação (quotation) basta ser citada, e é o que passarei a fazer com mais frequência.

Acompanharei entrevistas com personalidades, da política, artistas, cantores, pessoas que se destacam em diversas áreas do conhecimento humano, enfim, pessoas que são notícia.

Para evitar fugacidades e que os textos percam o contexto ou a razão de ser, realmente será um trabalho difícil, no entanto bem profiquo, uma vez que, da mesma forma que não faltaram frases da Zilda Arns falando sobre o ser humano enquanto ser humano, falando da sociedade enquanto sociedade e não contextualizada em um tempo/espaço muito estreito, com certeza não faltará pessoas que "cometam" semelhantes atitudes e parem para em uma breve filosofada tentar trazer uma situação especial para um contexto mais genérico ou simplesmente usando de constatações abrangente sobre algum assunto para fundamentarem ou darem mais credibilidade ao que falam.

Conto com a ajuda de todos os devoradores de jornais e noticiários, como eu e confio no bom gosto dos meus visitantes para indicarem frases que tenham qualidade suficiente para figurarem num site dedicado a quotations.

Nenhum comentário:

Postar um comentário