sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Terminei - Agora vai.

Então, terminei. A base de dados com a bíblia online, todo o texto, leitura do dia, santo de cada dia... tem coisa a dar com um pau.

Para quem quiser baixar a base de dados, espera um pouco, mas é só um pouco mesmo, porque amanhã (falta 9min para meia-noite) eu vou exportar todas as bases de dados para o formato CSV e disponibilizar para download. Eu tenho o MySQL Server no meu computador, vou tentar ja exportar os CSVs para MySQL e deixar disponível para download. também.

Xo vê aqui, fazer um pequeno inventário do que tem na base de dados:

  • Tabela classe: com as Classificações dos livros (APOCALÍPSE, ATOS, EPÍSTOLAS CATÓLICAS, EPÍSTOLAS DE SÃO PAULO, EVANGELHO, HEBREUS, HISTÓRICO, PENTATEUCO, PROFETAS MAIORES, PROFETAS MENORES, SAPIENSIAL)
  • Tabela Créditos que tem, literalmente, esse conteúdo
  • Tabela Estola - que na verdade é a cor que representa aquele dia, pode ser verde (tempo comum) vermelho (mártires) branco (santos, ofícios festivos...) e roxa (tempo de advento)
  • Tabela eventos - cadastrei 58 eventos mais interessantes e os fui distribuindo na liturgia diária conforme o calendário litúrgico
  • Tabela leituras - é onde eu inseri a liturgia diária através de uma referência numérica facinha de entender com diversas informações sobre cada dia. Tem 1021 registros porque cada leitura numa linha e há várias leituras que ocupam mais de uma linha, algumas ocupando 4 linhas, foi pauleira fazer isso.
  • Tabela livros - legal minha modelagem de dados aí. Coloquei uma referência numérica (de 0 a 72. começa no zero, por isso que apocalipse é 72 e não 73), com a abreviatura, a qual testamento, a qual classe de livro, pertence, qual o nome curto, gênero, para eu poder me referir de maneira correta "leitura do livro de...", "leitura da Epístola..." e o nome comprido. No Cântico dos Cânticos, pode editar e escrever Cantares no nome curto, se preferir, ou Cantares de Salomão no comprido... fique à vontade. Estou disponibilizando a base de dados para isso mesmo.
  • Tabela santos - Vou editar e inserir mais santos. Ocorre que em alguns casos não couberam o nome de diversos santos numa mesma célula, por isso vou usar uma abordagem diferente e colocar cada nome de santo em uma linha e o sistema busca todos os santos referentes àquele dia.
  • Tabela tempo - Que se refere ao ofício litúrgico que se está lendo.
  • Tabela testamento, que na prática não gosto de usar. Prefiro inserir manualmente no código que 0 é AT e 1 é NT.
  • Tabela texto - com 35302 linhas, cada linha é um versículo. Preciso dar uma guaribada no Livro de Ester ainda, mas o que seria de um trabalho se não fossem as atualizações. Seria muito chato eu fazer um trabalho desse tamanho e não ter o que atualizar depois.
  • Tabela todo - Como todo opensource, tem uma listinha de coisas a serem feitas (to do). Se ninguém se dignar em dar uma forcinha eu vou editando conforme dê.

É um trabalho feito com simplicidade e, mantendo a tradição de prazos cumpridos, amanhã, digo, hoje, já é meia-noite e doze, até a meia-noite, eu terei colocado tudo para download.

De noite, nesse mesmo bat-blog, nesse mesmo bat-horário, vocês já terão o fruto de mais de 2 mêses de trabalho duro, entregue de mão beijada para qualquer um que queira pegar, apenas pelo fato de eu querer divulgar a Palavra e também porque já encheu o saco mexer com essa base de dados e eu quero que alguém mais de uma arrumada nela enquanto eu descanço.

2 comentários:

  1. Não te dei um calote...


    Lega a base de dados... não baixei, mas gostei do modo como você pediu para não se esquecerem dos creditos.

    ResponderExcluir
  2. conferindo na lista... hum. tá lá.
    Obrigado pela força e Deus te abençoe pelo comentário. Se vc conhecer algum que se interesse pelo assunto, agora ta pronto, porque eu me interessei e precisei criar a base.

    ResponderExcluir