sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Bíblia Católica sendo feita

No site Ditados, eu sempre evitei colocar citações bíblicas, não porque eu seja ateu, nem por eu pretender um trabalho laico, pelo contrário: evitei colocar versículos bíblicos porque eu gostaria de ter a bíblia completa no site.

O site Ditados, muito embora não seja um site católico, pelo menos não assumidamente católico, contará com um serviço de bíblia online nos próximos dias.

O sistema já está 100% funcional, mas no meu computador ainda.

Embora já esteja funcionando, eu quero, antes de lançar o serviço no ar em definitivo, inserir mais serviços e mais ferramentas para que possamos competir com os grandes sites e fazer bonito.

Interessados em baixar a base de dados feita pessoalmente por mim, pode pegá-la livremente no 4shared, na conta do JurisCode.

Para facilitar os trabalhos e vencer a barreira dos formatos de arquivo, eu exportei todas as tabelas para o formato CSV neste link. Você pode baixar a base de dados original, a mesma que eu uso no site, no formato mdb neste link.

O presente projeto da bíblia online não tem muita pretensão, principalmente de ordem financeira, mas pretende, sim, divulgar a Palavra de Deus de maneira gratuita.

Brevemente farei widegets para serem colocadas em blogs, sites... com suplementos, tais como: Leitura do dia, aproveitando o início do ano, sistema de busca de versículos (conceito exclusivo), ideal para se colocar em sites cristãos que citam bastante a bíblia, entre outros serviços que, com certeza, os usuários vão sugerindo e eu vou incorporando ao nosso leque de possibilidades e colocando aqui no blog para vocês verem eles funcionando. Essa é a melhor parte.

3 comentários:

  1. Olá amigo, parabêns pela iniciativa. Baixe seu arquivo e está muito bem feito!

    Tenho algumas dúvidas e gostaria se possível de partilhar contigo.

    A base mdb que você criou só foi para o Ano litúrgico A? Ou tem o Ano A, B e C?

    Quando você coloca liturgia do dia em seu site, por exemplo, você define manualmente a liturgia de cada dia até uma certa data? Ou existe alguma maneira de calcular automaticamente, as datas móveis, os tempos comuns e o ano litúrgico (A, B ou C)?

    ResponderExcluir
  2. é um misto de calculo e inserção manual. Abra a tabela das leituras do dia e vc vai ver que q tem coluna pra tudo. Tempo litúrgico, livro, capitulo, versiculo inicial, versiculo final...

    Se vc quiser, entre em contato que eu posso (tentar) te enviar o codigo fonte do script que monta as leituras na página para vc adaptar de acordo com as suas necessidades.

    Está em asp, mas lógica de programação, e esse script é quase todo em cima de uma lógica bem simples, é universal.

    ResponderExcluir
  3. Tb estou interessado, JurisCode.

    estou montando um site sobre musica catolica, e vou precisar das leituras do dia.

    Achei seu trabalho muito interessante.

    meu email: alexandre.js.gomes@gmail.com

    Muito Obrigado

    ResponderExcluir